Universidade de Verão — Conservação e Restauro Métodos de diagnóstico aplicados ao estudo do património cultural |
Universidade de Aveiro 3 a 7 de Setembro, 2012 |
Maria Filomena Guerra nasceu em Lisboa a 9 de Setembro de 1958. De nacionalidade portuguesa e francesa, é Directora de investigação no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique - Instituto de Química), UMR 8220, no Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France, Palácio do Louvre em Paris. Licenciada em Física pela Universidade de Lisboa, doutorada em Física Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa e habilitada a dirigir investigação em Ciência e Estrutura da Matéria pela Universidade de Orléans (França), foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e foi Professora da Universidade Nova de Lisboa antes de entrar como investigadora no Instituto de Ciências Sociais e Humanas do CNRS em 1993.
O seu campo de investigação é a aplicação dos métodos físico-químicos ao estudo dos objectos em ouro e prata assim como às rotas comerciais destes metais no passado. Recentemente responsável da equipa Circulação e Cronologias da UMR 171 do CNRS e da equipa Estudos dos objectos em ouro do projecto europeu AUTHENTICO, corresponsável da equipa Origem e proveniência da acção europeia COST G8e perita para a Agencia Internacional de Energia Atómica no domínio da aplicação dos métodos nucleares e atómicos às obras de arte e objectos arqueológicos, é actualmente responsável de um projecto PICS-CNRS entre a França e o Reino Unido sobre a ourivesaria egípcia e dirige um projecto FCT em Portugal sobre a tecnologia e corrosão da ourivesaria peninsular (sala do tesouro do Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa).
Em 2008 recebe o prémio WIN França da Sociedade francesa de energia nuclear e em 2009 é um dos 100 antigos estudantes convidados a participar nas comemorações do centenário da Universidade de Lisboa.
Membro de vários comités de organização de jornadas, colóquios e escolas, foi em 2009 responsável da organização do Workshop AURUM: análise e autentificação de objectos em ouro, e da Escola Caracterização e Datação dos materiais do Património Cultural, incluída nas festividades do ano da França no Brasil.
É membro do comité editorial da revista Archaeometry (Oxford) e do comité de leitura da revista ArchéoSciences. Efectuou mais de 200 comunicações em congressos nacionais e internacionais e redigiu cerca de 165 publicações em revistas e livros do domínio do estudo analítico dos metais preciosos do património cultural.
Desde 2009: Directora de investigação no CNRS (Instituto de Química)
1993-2009: Encarregada de investigação no CNRS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais)
1991-1993: Professora Auxiliar com equivalência a Professora Associada, Departamento de Física, FCT - Universidade Nova de Lisboa
1981-1991: Assistente, Departamento de Física, FCT - Universidade Nova de Lisboa
1981: Licenciatura em Física (especialidade micro-Física), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, média final de Muito Bom
1984: Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Física (Física atómica e nuclear), Universidade Nova de Lisboa, menção Muito Bom por unanimidade:
1990: Grau de Doutor em Física - especialidade Física Aplicada, Universidade Nova de Lisboa, menção Distinção e Louvor por unanimidade.
1997: Habilitation à Diriger des Recherches em Ciência e Estrutura da Matéria, Universidade de Orléans.
Membro do comité editorial da revista Archaeometry (Oxford), membro do comité de leitura da revista ArchéoSciences e relator para The Oxford Press e para as seguintes revistas: Analytical & Bioanalytical Chemistry, Applied Physics, Journal of Analytical Atomic Spectrometry, Journal of Archaeological Sciences, Journal of Cultural Heritage, Journal of X-rays Science and Technology, Measurement Science and Technology, New Journal of Chemistry, Nuclear Instruments and Methods, Talanta, Technè, X-ray Spectrometry, etc.
2003-2007: Corresponsável do grupo WG2 Origin and provenance do programa europeu COST Action G8 Non-Destructive Analysis and Testing of Museum Objects
2004-2008: Perito IAEA no CRP 333-F2-RC 971.3 Application of Nuclear analytical techniques to investigate the authenticity of the art objects
2007-2009: Responsável do Work Package 5 Pilot studies on gold artefacts do projecto STRP FR6 n° CT-0044800 Authentication methodologies for metal artefacts based on material composition and manufacturing techniques (AUTHENTICO)
2011-2013 Responsável do projecto AuCORRE, FCT PTDC/HIS-HIS/114698/2009 A ourivesaria em ouro do Ocidente Peninsular Atlântico (Idade do Bronze - Idade do Ferro). Torques, braceletes e arrecadas do território português: técnicas de fabricação, ligas metálicas e mecanismos de alteração.
2012-2014 Responsável do projecto EBAJ-Au, PICS CNRS n° 5995 entre a França (UMR 8220) e o Reino Unido (University College London – Instituto de Arqueologia), Etude analytique d’orfèvrerie égyptienne en or de l’Age du Bronze : origine de l’or et constitution des alliages pour mise en forme, soudure et décoration.
Membro do Conselho de grupo do GDR – CNRS 3174 ChimArc.
Membro do Conselho científico do Programa Nacional de Investigação sobre o Conhecimento e a Conservação dos Materiais do Património Cultural, Ministério da Cultura e da Comunicação (França).
Investigadora associada do Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa.
Fluorescência de raios X
Luísa Carvalho
Radiação de sincrotrão
Martin Radkte
Microscopia Raman
Vânia Muralha
Análise de argamassas
António Santos Silva
Polímeros sintéticos
Ruth Chercoles
Identificação de pigmentos
António João Cruz
Será uma falsificação?
Maria Filomena Guerra