Universidade de Verão — Conservação e Restauro Métodos de diagnóstico aplicados ao estudo do património cultural |
Universidade de Aveiro 3 a 7 de Setembro, 2012 |
Em inglês
As colecções de museu resultam da acumulação de objectos ao longo do tempo e de colecções pessoais, tais como os gabinetes de curiosidade. Deste modo, os acervos contêm objectos heteróclitos cujo contexto arqueológico de descoberta ou cuja origem não são especificados e para os quais os arquivos sobre a sua aquisição são inexistentes.
Por outro lado, o desejo de possuir objectos raros, únicos e excepcionais, motivou desde sempre a existência de uma indústria clandestina de falsificações e cópias, que são mais ou menos difíceis de identificar e de classificar. Por esta razão, alguns dos objectos que entraram pouco a pouco nas colecções de museus são meras cópias, outros são invenções e pastiches, e outros ainda são falsificações de melhor ou de pior qualidade. Ainda outros objectos, apesar de no inicio serem genuínos, foram no entanto submetidos no passado a restauros mais ou menos engenhosos e indeterminados ou ainda a modificações mais ou menos complexas.
A autentificação de objectos do património cultural necessita de um conhecimento básico sobre as tecnologias de fabricação utilizadas pelas antigas civilizações na produção dos seus objectos e sobre as fontes de matéria-prima exploradas ao longo dos séculos. Além destas questões, é ainda necessário tomar em consideração o envelhecimento dos materiais em diferentes tipos de ambiente, de modo a poder diferenciar os processos artificiais dos processos naturais.
Os métodos científicos aplicados no domínio do património cultural fornecem informações primordiais no caso da autentificação, pois permitem obter dados sobre a morfologia e a composição dos objectos. No entanto, as técnicas analíticas utilizadas neste campo de investigação devem possuir certas características particulares. Essas técnicas devem por vezes ser não destrutivas e móveis para efectuar análises in-situ. Por outro lado, é muitas vezes necessário associar técnicas de exame a técnicas de análise e associar técnicas de análise elementar, isotópica e estrutural a técnicas de datação, etc.
A finalidade desta palestra é a de dar uma visão geral das possibilidades e dos limites dos métodos científicos no domínio da autentificação de objectos realizados em diferentes materiais inorgânicos: metais, pedras; cerâmicas, etc. Mostraremos, através de exemplos, como identificar tecnologias e matérias-primas empregues na fabricação de objectos antigos e modernos. Estes exemplos mostrarão a importância da combinação de resultados obtidos por diferentes técnicas científicas com estudos de iconografia, estilo, data e período, de modo a verificar se um objecto é autêntico ou uma invenção moderna.
Fluorescência de raios X
Luísa Carvalho
Radiação de sincrotrão
Martin Radkte
Microscopia Raman
Vânia Muralha
Análise de argamassas
António Santos Silva
Polímeros sintéticos
Ruth Chercoles
Identificação de pigmentos
António João Cruz
Será uma falsificação?
Maria Filomena Guerra